segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resenha - Adormecida - Anna Sheehan


Quem acompanha o blog, deve ter percebido a demora com a qual eu levei para ler esse livro. E não, já vou logo dizendo... não é pelo fato do livro ser ruim, pelo contrário, a quantidade de sobrecarga emocional que temos que possuir para não entrar em "Estase" lendo esse livro é tão grande, que temos que ler ele em pequenas doses, para acabar não sobrecarregando o nosso emocional. 

Adormecida, é um livro carregado de emoções, que faz uma verdadeira montanha - russa dentro de você, e te leva a ficar em um verdadeiro desespero interno. Ele faz você pensar em como seria sua vida se - em algum momento, ela se visse perdida sem o seu conhecimento, deixando para atrás todos que você acreditava amar... e principalmente, o grande amor de sua vida.


Título : Adormecida
Título Original : A Long, Long Sleep
Autor: Anna Sheehan
Editora: Lua de Papel
Páginas: 272
Classificação: 
Adicione no Skoob


Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência.



Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios.


Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

Rosalinda Samantha Fitzroy é despertada do "estase" (sono induzido), com um beijo - na verdade, respiração boca a boca, após 62 anos. Ela foi colocada em sono profundo por seus pais. Infelizmente, eles morreram em um acidente de helicóptero depois de colocar Rose em estase, e de alguma forma ela acabou no porão onde viveu durante os "Tempos Sombrios" (fim do mundo), onde terminou estando ela relativamente em segurança durante esse tempo - sem consciência de tudo isso. 

Bren é o adolescente que encontrou Rose no porão, ele vive hoje no prédio em que ela morava 62 anos atrás. Ele descobre acidentalmente seu tubo de estase e reinicia a máquina, Rose acorda, ainda com 16 anos, mas agora vivendo em um mundo totalmente diferente do que ela deixou para atrás, e agora, ela é a "única herdeira sobrevivente de um império interplanetário" chamada de Unicorp, onde toda a família de Bren trabalha.

Mais ninguém de sua antiga vida está com vida, e ela não tem idéia de quem pode confiar. Rose sente saudades de sua família e principalmente de Xavier, seu namorado e primeiro amor. Rose foi colocada tantas vezes em estase por seus pais, que ela acabou acompanhando o crescimento do filho de seu vizinho. Quando ela conheceu Xavier ele tinha 4 anos e ela 7, novamente quando eles se encontram ele estava com 6 e ela com 10, e depois ele com 12 e ela com 14, mas finalmente em um dia após acordar de seu sonho "estase", ela descobre que o tempo passou, e o jovem lindo vindo em sua direção, com um porte belo, alto e forte nada mais é que do que Xavier, agora com seus 17 anos... mais velho e agora mais alto que ela. 

O rapaz sempre manteve um amor platônico por Rose, mas somente agora ele teve coragem de mostrar o que sente por ela. Rose se sente feliz em vê que apesar do tempo em que ela esteve fora da vida de Xavier, ele não esqueceu dela. As sensações diante desse novo Xavier a deixam confusa e emocionada, e tudo melhora quando ele a surpreende e lhe dá o seu primeiro beijo.

Mas tudo isso hoje são apenas doces e doloridas lembranças, que apertam seu coração. A única forma de ainda manter Xavier perto dela é desenhar sua face onde quer que ela tenha a oportunidade. 

Ela se sente estranha em uma terra estranha. Seus colegas na escola a evitam e a tratam como um fantasma - que dizer, todos menos Bren, o menino que encontrou Rose, e Otto, um humano-alienígena que foi criado por uma experiência genética desenvolvida pela empresa que ela seria hoje responsável - a Unicorp. 

Bren, é um belo rapaz e possui a sua idade, ele é direcionado por seu avó a se aproximar e cuidar da menina. Otto, é um humano-alienígena e um colega de classe que tecnicamente é propriedade da Unicorp, a situação do rapaz faz com que eles dois se aproximem, visto que eles se identificam com a situação que ambos vivem.

Enquanto Rose luta para assimilar ao seu novo ambiente, memórias há muito tempo  adormecidas, meio esquecidas e verdades, começam a vir a superfície de sua mente. Alguém está a fim de exterminá-lá e ela deve ser capaz de chegar a um acordo com seu passado, escuro e conturbado, a fim de sobreviver esse mistério antes que seja tarde.


MEUS PERSONAGENS - ADORMECIDA

Xavier, Bren e Rose

A estréia de Sheehan foi assombrosamente poderosa com um livro recheado de camadas e mais camadas de amor, tristeza e perda no desenrolar da vida de uma jovem perdida no tempo com suas emoções e experiências de uma vida, que foi ontem para ela. 

Eu amei este livro. Distópia ou romance pós-apocalítico não sei bem como denominar, mas Adormecida me foi um estudo a respeito de uma menina que foi abandonada e deixada para dormir enquanto o mundo foi devastado pela guerra e pela morte, para em seguida fosse reformulado sem ela. É a história de uma menina que têm cem anos, mas tem o corpo e a mente de 16. É a história enganosa de uma personagem de aparência ingênua e submissa, cuja complexidade é revelada ao longo de sua narrativa, em ressonância com o poder de matérias - primas como tristeza, raiva e paixão, engarrafado ao longo de décadas no sono prolongado da química.

Você vê que há algo de errado com Rose, algo sobre seu passado que não sabemos direito. Esse algo se desenvolve lentamente e ameaçadoramente ao longo do livro, e quando finalmente aprendemos a verdade, ela é ainda mais devastadora do que podiamos imaginar. Rose pode começar o livro como uma menina, passiva e assustada, mas ela cresce muito ao longo do romance como uma borboleta que saiu do seu casulo protetor, até se tornar a mulher forte que ela verdadeiramente é. 

O que achei mais impressionante neste romance, no entanto, foi a profundidade e nuances de caráter que não se aplicou apenas para Rose, mas sim em outros personagens. O menino que desperta Rose, Bren, tem sua própria profundidade e realismo, como um verdadeiro adolescente. Outros que roubaram meu coração, foram Otto e Xavier. 

Xavier, o amor perdido de Rose antes de sua vida entrar em "estase" por 62 anos. As memórias / flashbacks sobre a estranha relação amorosa entre eles é tão bonita, extremamente reveladora e muito comovente. Não passa um dia sem que Rose não pense em Xavier e não passa um dia em que ela não pare de desenhar o rosto dele em algum lugar. Fiquei com o coração pesado em pensar que um amor assim nunca poderia ser concretizado, e que ele estava perdido.

Ai aparece a amizade que ela encontra em Otto - o menino humano-alienígena, criado pela mesma empresa que Rose tornou-se herdeira, que não pode falar, mas pode ler mentes através do toque, se intensifique e floresça. Eu amei a relação que se desenvolve entre Otto e Rose, como almas sofredoras que encontram conforto um no outro. 

Na sua essência, este é um livro que sintetizou vários tipos de amor, e não só o amor romântico. O amor entre um pai e filho, o tipo de amor egoísta que pode ser torcido em algo feio e abusivo, o brilho rosado do primeiro amor, o tipo de amor nascido da compreensão completa e da amizade, e, mais importante de tudo, o amor consigo mesmo.

O final do livro é surpreendente, me deu uma vontade desesperada de criar uma máquina do tempo para resolver tudo. Mas, mexer no passado as vezes faz com que coisas que estão no futuro e que amamos, possam ser modificadas terrivelmente.  

Bom, o fato é que eu sei que minhas palavras simples não são suficientes para fazer justiça ao livro. Mas isso é algo que você somente poderá compreender lendo essa emocionante história de amores encontrados em tempos divergentes. 

Sinceramente acredito que o livro vá ter uma continuação. A autora deixa várias brechas para isso, e gostaria de acreditar que igualmente no final de "A Bela Adormecida", Rose também encontrará o que tanto demorou para achar. 

O livro tá super indicado gente, maravilhoso de verdade!!!

Espero que tenham gostado da resenha!!!!

Bjokas e até a próxima!!!!



11 comentários:

  1. O que achei interessante nesse livro é que uma versão bem adulta e super moderna de A Bela Adormecida, o que o torna mais interessante.
    Sua resenha esta ótima, adorei saber mais sobre o livro, já tinha visto outras resenhas, mas a sua foi a mais completa e detalhada.
    ^^

    No meu blog estou com Sessão Especial J.K. Rowling e Morte Súbita, confere lá.

    livronasmaos.blogspot.com.br

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Desde qdo pus os olhos nessa capa já coloquei na minha lista de desejados sem nem saber do que se tratava
    Andei lendo umas resenhas por aí, e lendo a sua agora, não tenho mais duvidas que que preciso desse livro o quanto antes!
    Cheguei a colocar na minha lista de presentes de amigo secreto ahahaha Torcendo pra boa alma que me tirou me dar

    Parabens pela resenha! Tá perfeita!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o livro, lendo a resenha senti uma certa vontade, são tantos livros para ler... :D. Parabéns pela avaliação!
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu desisti desse livro nos primeiros capítulos, achei meio que tediante. Mas achei legal que alguém tenha gostado, talvez se eu continuasse pudesse me surpreender.

    ResponderExcluir
  5. Roberta, que ótima resenha. Quando você coloca no começo umas coisas, acho que vc odiou o livro, ai vc mostra que não dps e me pega hauahauhaua
    Eu estou lendo ele, página 100. Quando terminar farei resenha também.
    Minha última resenha > http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-ultima-carta-de-amor.html
    Espero você lá. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta!
    Você conseguiu colocar na sua resenha tudo o que eu queria dizer na minha mas que não encontrei palavras para dizer. É um livro maravilhoso, cheio de detalhes que podem tocar as pessoas de uma maneira diferente, dependendo de quem está lendo. :)
    Mas será mesmo que vai ter uma continuação? Sim, há brechas para isso e eu adoraria que tivesse uma, mas acho que seria mais fácil deixar as coisas como estão.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha está sensacional. Me deixou babando pelo livro que com certeza vou colocar na minha lista. Adoro livros que tratam de distopias e esse parece ser muito bom mesmo.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Guria, a resenha tá ótima! E imensa!! hahaha Mas super valeu a pena lê-la. Não conhecia bem o livro, agora só me fez adicionar mais um na listinha!
    Tenho certeza de que vou gostar da leitura!

    Beijos
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  9. Resenha ótima! :)
    O livro parece ser maravilhoso. E o assunto é tão incomum e interessante que me intrigou bastante. Ficar dormindo durante 62 anos enquanto o mundo acaba, e quando acorda tudo está bem, mas sua família e seu amor morreu.. que tristeza, mas quanta criatividade!
    Já vai para minha listinha de desejados! ;)

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Versão adulta da Bela Adormecida? Muito interessante e incomum, já li versões adolescentes da história, mas nunca pensei nela desta forma.
    Beijos,
    Camile.
    www.perdidaentrelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Eu também esperava um romance baseado em a bela adormecida, mas o livro superou minhas expectativas, nunca tinha lido uma distopia e adorei o gênero, sem falar na capa linda néh? Leiam galera, olha aqui!! http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Adormecida-2
    Bjs

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL