segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resenha - Perdida - Carina Rissi


Imagine uma pessoa totalmente ligada nas tecnologias do século 21, mas PERDIDA no século 18?

Bom, essa é a história de Sofia Alonzo, uma jovem contemporânea, viciada em computador, mp3, celular e comodidades como microondas e chuveiro elétrico, que literalmente viajou no tempo e foi parar na São Paulo do século 18, precisamente no ano de 1830.


Título: Perdida
Autor: Carina Rissi
Editora: Baraúna
Páginas: 472

Eu sou apaixonada pela tecnologia atual e confesso que não sei como seria minha vida sem o conforto da internet, tv a cabo ou celular, por exemplo, mas como uma bookaholic de carteirinha – me imaginei muitas vezes dentro dos romances de Jane Austen. E é por esse motivo que me identifiquei tanto com Perdida escrito por Carina Rissi e publicado pela Editora Baraúna.

Totalmente viciada em tecnologia, Sofia não consegue viver sem seu computador, celular e chuveiro elétrico, porém, quando seu celular cai no sanitário, ela irá precisar desesperadamente de outro para mante-lá conectada ao mundo. Como todos nós faríamos, ela se arruma, coloca uma saia, regata e um all star (vermelho) e vai a uma loja pronta para comprar o melhor aparelho que possa ter com tudo que ela precisa.

Ao entrar em uma loja, uma estranha vendedora lhe mostra um modelo único, moderno com “tudo que ela precisa”, baratinho e sem direito a troca. Quem não compraria? Ela logo saca o cartão de crédito de dentro da bolsa e sai correndo da loja com seu brinquedo novo na mão.

Louca para usar o “mostrinho” ( já passei muito por isso) ela para no meio da praça e aperta SEND, mas o danado nada de ligar. Quando finalmente ela acredita que foi enganada, uma forte luz a cega, fazendo que ela tropece em uma pedra e vá direto ao chão.

Ao abrir os olhos, alguma coisa tá diferente. A paisagem não é mais a mesma – as ruas,  prédios e o barulho de carros e buzinas não existem mais, e um homem montado a cavalo e vestido com trajes de época aparece do nada.

Ian Clarke é estranhamente familiar e um homem extremamente prestativo. Preocupado com a situação que encontra Sofia, quase “nua” para os trajes da época, ele oferece hospedagem em sua casa, até que Sofia descubra como voltar para casa.

Mas sua busca vai se mesclando com a crescente amizade que inicia com Ian, e com esse relacionamento crescente se apaixonar parece ser simples. O problema é que ela precisa voltar para o ano de 2010 de onde veio. E como será isso? Escolher entre o presente e o futuro não é muito fácil. Abandonar a vida ou ganha-lá?

Eu simplesmente sou fã de conteúdo com viagem no tempo, e sempre fiquei me perguntando como seria o choque cultural entre pessoas de séculos diferentes. Sofia por ser uma personagem contemporânea, possui expressões e gírias que são muito engraçadas de se vê em meio a conversas do século 18. A autora faz bem o contraste no modo de fala, vestir, andar e de pensar da personagem, marcando bem o impacto causado nas duas partes.

Sofia é bastante obstinada, inteligente e engraçada. É muito divertido acompanhar seus descobrimentos das “tecnologias” de 1830:  as carruagens, os vestidos com tantas camadas, o simples ato de tomar banho e é claro o que mais me divertiu o descobrimento de como usar a  casinha/banheiro e das folhas de alface/papel higiênico.

Ian é um mocinho fofo, super delicado, educado, carismático e virgem! Adorei essa parte! rs. O entrosamento com Sofia é instantâneo, e acompanhar seus diálogos com suas caras diante as gírias que ela usa e sua forma de agir é adorável.

(Meus Personagens - Perdida)



A capa do livro é belíssima, e com o passar entenderemos o porquê do vestido de festa com o All Star vermelho. A narrativa usada por Carina é simples e direta, os cenários e personagens tanto do século 21 quanto do 18, são bem construídos e apresentados.

Não consegui encontrar nada que tenha me desgostado, até mesmo o fato do início do livro  ser muito detalhado, é compreensível, já que precisamos entender o personagem de Sofia: seu trabalho, seus amigos, ou seja, sua vida.

O livro vai englobando o crescimento e amadurecimento dela –  e é com ela que vamos nos emocionando e nos apaixonando a cada página virada, deslumbrada com esse romance contemporâneo/histórico que Carina Rissi gentilmente escreveu para o universo dos bookaholics.

Amar? Mais que isso! Definitivamente vou ficar dom DPL (Depressão Pós Livro) durante alguns dias!

Espero que tenham gostado da resenha!

Bjokas e até a próxima!

12 comentários:

  1. Olaaa! Eu tbm sou apaixonaaada por internet, celular, tv(que novidade neh), basta faltar luz para eu ter uma pequena noção de como a vida seria dificil hehehe...Adorei o post to louca para ler o livro perdida *.* bjs ótima dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Já li esse livro, é ótimo, um dos meus favoritos e melhor de tudo é talento nacional.

    Bjs

    http://mundofeitopordany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha...Esse livro parece ser ótimo mesmo!

    Bjus.
    Pan..

    http://resenhascompan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, vi seu comentario :)
    E que bom que quer participar do "mostre sua estante"
    Acho que você já sabe como funciona né!
    Então aqui esta meu e-mail: leonardo-sr@bol.com.br
    Bjão
    ^.^

    ResponderExcluir
  5. A capa já me chamou a atenção, a sinopse já me conquistou e sua resenha só piorou tudo kkk.
    Já querendo demais esse livro. Sei que vou adorar.
    Novo post no blog.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá :D
    Sua apaixonada pela capa desse livro *-* É simples e bonita. E a sinopse já havia me chamado a atenção, mas não sabia exatamente como era a história.
    Amei sua resenha, me deu uma baita vontade de ler esse livro. Fiquei curiosa para saber o que acontece a Sofia no século 18 *-*
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. RSRSR Nem li ainda o livro mas adorei a escolha do ator RSRSR
    Convido para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. adorei seu blog e suas resenhas. Estou seguindo...
    não li o livro mas tbm gostei da escolha do ator. kkkk
    beijinhos Samanta Wieth eq. Clube da Livraria
    Venha nos visitar também em: http://clubedalivraria.blogspot.com.br/
    Facebook: http://www.facebook.com/ClubeDaLivraria

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Você me conquistou completamente com essa resenha, rs. Quero muito esse livro, imagino como deve ser maravilhoso já que eu também sou completamente viciada em tecnologia, eu só iria me perguntar a quantas andaria o meu blog, HUSAHUSA.
    Gostei muito, e sorri com o detalhe do "virgem" kkk.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ficou perfeita a resenha. Eu javi esse livro na Saraiva porém eu não o comprei e admito que estou arrependida, rs.
    Boa escolha de personagem. Ainda vou ler ele. u.u

    *Vitamina de Pimenta*

    ResponderExcluir
  11. O livro é lindo, li em dois dias, amei, talento nacional de primeira.

    ResponderExcluir
  12. O melhor livro de todos. Hoje a noite acabo de ler....

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL