segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Resenha - Ser Clara - Janaína Rico



Eu não sou muito fã de monólogos, ainda mais quando o personagem é autoconfiante demais e metido demais. Sei que todos precisam ter sua cota de autoestima, mas as que foram usadas pelo personagem deste livro em questão foram demais para meu gosto, mas isso, foi o que me desagradou, em compensação encontramos várias passagens engraçadas, enroladas e verídicas.


Título: Ser Clara
Autora: Janaína Rico
Editora: Underworld
Páginas: 285
Classificação:
Adicione no Skoob


Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida. 



Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor. 
Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.

Clara é uma mulher independente e faz o que quer. Ela possui uma melhor amiga chamada Laura, onde praticamente são "unha e carne". Clara é madrinha e organizadora do casamento de Laura. No dia das bodas, ela conhece o melhor amigo do noivo, o João Thomas. Ele é tudo o que uma mulher deseja: bonito, educado, sabe dançar, tem boa conversa e etc... Os dois se entendem super bem, e logo após o casamento eles partem para sua primeira noite de amor. Tudo ocorreu as mil maravilhas, e João Thomas pede para gravar o seu número de contato no celular da Clara - para eles combinarem um almoço mais tarde naquele dia.  O problema é que a bocó, ficou de trelê lê com a mãe dela no celular, dentro do carro - parada no sinal de trânsito... ai passou um moleque FDP e roubou o celular com o número do cara nele... conclusão... nada de conseguir falar com o JT, pois, o único que possui outro contato de João Thomas, é o noivo de Laura, e como eles estão em lua de mel, Clara fica uma semana inteira sem conseguir falar com o rapaz.

Durante esse período, ela reencontra seus dois amigos de escola, Vitinho (a quem Clara possui uma paixão platônica a anos e que a humilhou na frente de toda a escola, recusando a ficar com ela - "bem feito"!!!!) e Leo (o amigo sem sal, porém engraçado que Clara nunca desconfiou que era apaixonado por ela). Sem querer, querendo... ela acaba convidada para uma festa na casa do Vitinho... e lá sua proximidade com Leo fica cada vez mais forte. Enquanto isso, Laura retorna da lua de mel, nada feliz, mas Clara consegue de volta o número de contato do João Thomas. Eles começam um relacionamento mais sério, e cada dia que passa o rapaz se mostra mais possessivo e ciumento do que nunca. Ela se vê aos poucos meio que obrigada a ser a mulher perfeita para João Thomas, e passa a perder um pouco de sua independência pessoal e financeira... já que o cara paga tudo para ela, coisa que a deixa mais irritada ainda! Durante uma fugidinha com os amigos, ela reencontra o Leo, e ao perceber que o moço tá acompanhando... a super sexy Clarinha não perde tempo, convida o garoto para ir dormir na casa dela... e quando ela menos percebe... a besteira já está feita!


O livro é um processo longo de confusão sentimental, de sogra excessivamente ciumenta é verdadeiramente bruxa, amiga com sérios problemas com o marido e a saúde, e sem contar que ainda por cima estão tentando mata-lá.



Meus Personagens - Ser Clara


Clara, João Thomas e Léo

Clara têm 27 anos, mas as vezes pareceu ter 17. Ela se acha linda e perfeita, embora ela em algumas passagens cite que tem uma beleza considerada normal. O livro todo é narrado por ela como se fosse um desabafo de sua vida. Por isso digo que ele é  um monologo. 

Clara é uma garota normal, com problemas reais de qualquer mulher moderna, um livro mais contemporâneo do que esse ainda estou para encontrar, mas eu não consegui me envolver com sua história, pelo contrário, fiquei com certa raiva dela ou melhor dizendo de sua indecisão. Não posso desmerecer que ela é engraçada e possui umas tiradas legais...mencionar que todo político picareta merecia passar um dia inteiro assistindo Faustão, me levou as gargalhadas, mas eu verdadeiramente odeio mulher que se acha a rainha da cocada preta...e isso me fez ficar todo o livro com o pé atrás diante de suas atitudes. 

O livro é rápido... por que Clara é ligeira ao contar sua história. Achei tocante a forma que ela se envolveu e ajudou a sua melhor amiga Laura com seu "problema". Já o triangulo amoroso que surge entre ela, João Thomas (carinha rico e cirurgião plástico) e Leo ( carinha pobre e seu grande amigo de escola) é de arrancar cabelos. Eita mulher enrolada!!!!! 

Janina conseguiu colocar pontos como possessividade, agressão a mulher, homossexualismo e distúrbios alimentares durante a leitura de uma forma brilhante, não cansativa e informativa. 

Para quem gosta de um Chick Lit contemporâneo com uma personagem metida, independente, engraçada e envolvida em um triangulo amoroso... vai adorar esse livro. Eu confesso que esperava mais... o que salvou o livro para mim foi as tiradas engraçadas do cotidiano, mas fora isso, não me identifiquei mesmo com a personagem. Quem sabe em uma próxima xDDD

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado... bjokas e até a próxima!

3 comentários:

  1. Preciso dizer: Sei que esse era exatamente o propósito da autora, mas achei a capa um pouco vulgar.
    Gostei da sua resenha, foi bem sincera. Pena que o livro não alcançou as suas expectativas.
    Deve ter sido cansativo ler as partes que assemelhavam-se com um monólogo, mas ainda bem que teve as tiradas engraçadas.
    E as pessoas que você escolheu como os personagens do livro são bem parecidas, pelo menos acho isso apenas pela sua resenha rsrs

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bom, pode a ter ser mas a capa me tirou toda vontade de ler. Seria um livro que não leria.

    ResponderExcluir
  3. Oláa;
    Eu tenho esse livro aqui na estante mas ainda não o li. Você é a primeira que vejo apontar algo negativo nele, mas acredito ser um ponto de vista pessoal. E isso varia de pessoa pra pessoa, né?
    Sua resenha ficou muito boa!

    Beijokas, flor!

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL