domingo, 21 de outubro de 2012

Resenha - Numbers # 1 - Tempo de Fuga - Rachel Ward

Há algum tempo eu venho me propondo a ler Numbers - Tempo de Fuga, e finalmente após uma longa temporada investindo em leituras "Distópicas" que se tornou o meu mais queridinho tema entre as publicações, decidi apostar em  algo diferente.

Sendo assim, o livro de Rachel Ward me caiu como uma luva, pois ele trata do estranho poder que uma adolescente possui em vê a data da morte das pessoas.
A capa concerteza é algo que atrai a atenção logo de cara... o título é incitante a descobertas gerando expectativas a respeito de uma possível investigação, pronto para nos dá um quebra - cabeça. 

Agora basta conhecer o restante do livro para vê se minhas expectativas realmente serão confirmadas.


Título: Numbers # 1 - Tempo de Fuga
Autor : Rachel Ward
Editora : ID

Sempre que Jem conhece alguém novo, não importa quem, logo que ela olha em seus olhos, um número aparece em sua cabeça. Esse número é uma data: a data em que essa pessoa vai morrer. Sobrecarregada com tal consciência terrível, Jem evita relacionamentos. Até que ela conhece Spider, outro estranho, e ganha uma chance. Mas, enquanto eles estão esperando para embarcar no Eye Ferris Wheel, uma roda gigante, Jem percebe que todas as pessoas da fila possuem o mesmo número. A data de hoje. Terroristas vão atacar Londres. O mundo de Jem está prestes a explodir!



A protagonista da história é Jem, uma adolescente que possuí um estranho dom de vê acima da cabeça das pessoas, a data de sua morte. De pequena, Jem foi criada por um mãe viciada em drogas, e sua vida não tende a melhorar quando ela encontra a mãe morta por overdose. Dai em diante ela é levada de orfanato a orfanato, de lar adotivo a lar adotivo - e cresce com medo de seu dom e de se aproximar das pessoas, tornando -se assim uma adolescente problemática e reclusa. Sem parentes e amigos, ela vive sozinha com seus pensamentos perambulando pelas ruas de Londres. Isso, até o dia em que ela conhece um jovem magrelo e maluco chamado Spider.

Spider é o tipo de cara que ninguém quer conversar. Grudento, fedorento e com mal hálito, ninguém tem paciência com suas conversas sem pé nem cabeça, porém,  algo nele atrai a atenção de Jem. A data de sua morte. Prevista para acontecer em três meses. Como sempre, o melhor para Jem é se afastar dele antes do fatídico dia da morte do garoto, mas Spider aos poucos vai entrando na sua vida, e se torna um grande amigo. 

A vida dos dois jovens são entrelaçadas pelo compartilhamento mútuo de aversão a escola e ao professor Sr. Mcnult. Juntos eles irão passar por várias confusões até precisar realmente fugir de todos; da realidade de ir para um orfanato, do mundo dos assaltos e das drogas e finalmente da polícia que procura dois jovens pelo atentado terrorista em um dos cartões postais mais famosos de Londres. 

A idéia, de ser capaz de prever a morte através de números, não é exatamente nova, mas Rachel Ward acrescenta uma voz fresca a um velho conceito. Ela não suavizar as arestas da realidade, e em vez disso consegue encontrar a beleza no ordinário, ocorrências diárias que muitas vezes fazemos questão de não prestar atenção. As descrições feitas por Rachel são corajosa e a trama em si foi rápida e cheia de ação.

Spider e Jem são ásperos e, ocasionalmente desagradáveis, mas Rachel Ward conseguiu pegar duas pessoas que, por valores sociais, são considerados desordeiros ou bandidos, em transforma -lós em semi-simpáticos. Spider tem uma teimosia e otimismo admirável, mas ele também tem essa ingenuidade que me incomodou, embora sua percepção "inocente" de drogas e roubo pode ser visto como um reflexo em alguns adolescentes mal orientados de hoje. 


Quanto a Jem, seu medo constante do seu dom fez com que ela se tornasse amarga com a vida e as pessoas, mas também a torna forte para muitas coisas que adolescente normais não estariam preparadas. Suas lamentações constante e, às vezes, a irracionalidade dela me incomodava. Especialmente no final, ugh. Mas lembrando da vida que ela teve... logo concluímos que ela é mais uma vítima da sociedade de hoje.

Enfim, os personagens são bons, e eu curti os diálogos sarcásticos entre os personagens, mostrando bem suas personalidades. Outro fato que vemos como um laço entre ficção e realidade é o constante uso de gírias ao texto, que  acrescentou mais dinamismo, levando o leitor para dentro do texto e participando ativamente da história. Por muitas vezes me senti ao lado de Jem e Spider, não só lendo o desenrolar da história.

Numbers não é um desses livros água com açúcar, e sim, pura realidade. E não exite meio termo, ou você o ama, ou o odeia. Eu particularmente fiquei um pouco assustada no começo com tanto baixo astral na vida da Jem, e se eu tivesse sofrendo de depressão... ficaria muito mal com a realidade crua desse livro.

Sendo assim, o livro tá super recomendado para quem gosta do gênero ficção  baseado em realidade. O.õ ... Sinceramente fique surpresa, apesar das minhas expectativas não terem sido confirmadas no início.

Lendo o livro eu me lembrei de um clipe do Nickelback que vi a muitos anos atrás, e que achei a cara do livro... a única excessão é que no clipe são horas, e não data. Vale a pena dá uma conferida, para ter noção de como deve ser a vida da Jem.


 Espero que aproveitem bem a resenha e o clip! binhos a todos e até a próxima!

10 comentários:

  1. Oi Roberta!
    Parabéns pela resenha, ficou bem legal!

    Nossa ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas me interessei pra caramba, a capa deixa um ar de interrogação na minha cabeça, além da sinopse. mesmo que pouco, comprei esse livro ao filme Presságio, não sei porque mas pareçe.. rsrs

    Beijos :*
    Obrigada pela visita;

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta! Amei sua resenha!
    Mesmo que o livro pareça ser um pouquinho dramático, o assunto é bem diferente de tudo que já li. Deve ser assustador saber a data da morte das pessoas. Sem falar que de repente, vai ter um atentado terrorista em um dos locais mais conhecidos de Londres. UAU!
    Sua resenha me deixou com muita vontade de ler o livro! Parabéns!

    Beijão,

    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de ter visto bastante divulgação sobre esse livro na época do lançamento, mas em momento algum me interessei pra ler a sinopse.
    Agora lendo sua resenha bateu a vontade de ler um livro como esse. Minha lista de leitura está grande, mas com certeza terei que adicionar Numbers à ela.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia esse livro... Achei a sinopse interessante e a medida que fui lendo a resenha fui me interessando muito!
    Acho bacana qdo o livro tras uma historia com personagens esquisitos e que nao despertam a simpatia do leitor logo de cara... Tem muito mocinho adoravel e bandido odioso e esse tipo de personagem acaba se destacando em meio a mesmice.

    Adorei mesmo e fiquei super curiosa pra ler.
    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Realmente muito legal, ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro + tua recenha min deixou bastante curioso parece ser incrível. muito legal mesmo. Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração

    Quer ganhar um chip TIM BETA? clique AQUI !

    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Ola, bom eu adoro persongens sarcásticos,
    mais nunca dei muita atenção a este livro,
    não sei se foi a capa q não me disse nada,
    sei lá,. porem lendo sua resenha fiquei
    bem curiosa!!
    Adoro essa musica Savin me
    òtima escolha!!

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia :D
    Não conhecia essa história; me interessou bastante *-* Gostei dessa temática, o que me lembrou um pouco o anime "Death Note" ^^' Fiquei curiosa para saber o que acontece.
    Ótima resenha, parabéns.
    E o clipe combinou mesmo; eu já conhecia a música, só não tinha visto o clipe ainda; adorei *-*

    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, desde antes de a Id traze-lo para cá, mas ainda naum li :'(
    Ainda esse ano eu compro o livro. Gostei da resenha :D
    O clipe do Nickelback é muito bom, você me viciou na musica kkkkk

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pelo pretexto do livro, essa música do Nickelback deve cair como uma luva mesmo! Rsrs...
    Ainda não li, mas já vi gente dizendo que o tema da obra é muito pesado...
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Como assim, eu não conhecer esse livro? De cara, a introdução da resenha já chamou minha atenção para ele. E essa relação com o clipe do Nickelback? Definitivamente, lerei. A propósito, ótima resenha, mesmo !

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL