quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Resenha - Contos de Terror do Navio Negro - Chris Priestley



Eu nunca mais verei caracóis da mesma forma novamente. – Agradeço isso ao autor Chris Priestly por me adicionar essa neurose, e obrigado a galera do Skoob pela recomendação do livro. 

Eu não sou o tipo de pessoa que tem medo quando pega um livro de terror para lê, principalmente quando a faixa etária diz ser para crianças de 9 – 12 anos, mas confesso que aprendi minha lição com Contos de Terro do Navio Negro. Ao terminar a leitura, fui recompensada com nojo e horror... mas também com uma sensação de satisfação por ter lido este livro. E acredito que aquele que fizer a leitura dele sentirá o mesmo. 


Contos de terror do Navio Negro é uma coleção de histórias de terror que se passa no mar, ou melhor, envolvendo o pessoal a bordo. As histórias são tecidas em uma narrativa que envolve um rapaz, Ethan, e sua irmã mais nova, Cathy, que são deixados doentes e sozinhos no hotel da família, enquanto seu pai vai atrás de remédios. 

Um marinheiro aparece encharcado buscando um abrigo, uma bebida quente e um público disposto a ouvir seus contos. Como negar já que existe uma forte tempestade lá fora, assim, eles são obrigados a deixá-lo ficar até que passe a tormenta. Thackeray é um cara suspeito, mas ele consegue manter as crianças entretidas com histórias mórbidas e do macabro navio. Ethan e Cathy, junto com o leitor, ainda são um publico desconfiados enquanto o Sr. Thackeray destrincha seus contos. 

Entre os contos, as interações entre os personagens vão criando uma sensação crescente de desconforto, e isso acaba não ajudando no fato delas serem cada vez mais assustadoras. Quando todos achavam que Thackeray terminou seu último conto para a noite, ainda há mais um conto de terror para ser concluído... 

A adição dos desenhos de David Roberts foi sem dúvida maravilhosa. Ele apresenta ao leitor suas excelentes ilustrações dando uma representação visual da pousada, que acabou enchendo minha mente com todos os tipos de fantasias enquanto eu ia lendo. Cada conto contém uma ilustração incorporação de um título, de uma forma que deixa mais transparente à mente como os contos são todos parte de uma grande história. E você fica esperando (com alguma ansiedade) a próxima ilustração que vem com cada história. 

Contos de terror do Navio Negro é o segundo de uma série de Contos de Terror escrito por Chris Priestly. Infelizmente, não tive o prazer de lê esse livro em português, que foi recentemente publicado pela Editora Rocco, mas estou certa de que o primeiro livro de Contos de Terror do Tio Montague deve ser tão brilhante quanto esse segundo livro. Não precisa nem dizer que vou correr para lê! 

Estou muito impressionado com o que Chris Priestley fez. Eu acredito que esta série de livros marque o retorno aos dias de glória dos contos góticos para jovens e adultos. Estes livros têm o potencial de assustar leitores jovens, e jovens leitores de coração, para os próximos anos. 

Um terceiro volume, Tales of Terror from the Tunnel’s Mouth ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil, mas como sempre vou correr atrás do meu ebook online! Por que eu, por exemplo, não posso esperar! 


Espero que tenham gostado!! E aproveitem... o livro tá demais!

Bjinhos e até a próxima!

12 comentários:

  1. Sinceramente eu não gosto de ler livros de terror, o único que chegou "perto do terror" que eu li foi Ao cair da noite do Stephen King, o livro é composto por 13 contos e acabei gostando apenas de 3 que marcaram bastante; não chegou a causar medo, mas sim uma apreensão, um sentimento diferente... como se você realmente tivesse na história, foi incrível!

    Beijokas

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha e do livro também, já tinha ouvido falar no autor algum tempo atrás mas foi apenas por cima mas Contos de Terror do Navio Negro agora me deixou com agua na boca para lê-lo... é realmente maravilhoso terminar uma leitura de um livro de terror sentindo medo ou horror significa que o autor conseguiu alcançar a sua meta. Vou atrás do livro :)

    ResponderExcluir
  3. Caracóis tanta coisa para se ter meno e colocar medo nos leitores, li um livro que tinha como animal assustador coelhos parece engraçado, mas da forma que o altor descreveu não ficou tão engraçado e nem bonitinho.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá :)

    Eu curto esses contos, mas confesso que tudo envolvendo TERROR me assusta, hsuahsua.
    Prefiro uma ficção, hsuahsua.
    Adorei as ilustrações da história :)

    Obrigada por colocar o Segredos Entre Amigas na sua lista de blogs favoritos :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro!
    Parece super bacana!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Ver a serie e ler o livro é praticamente a mesma coisa, eles foram muito fieis ao livro, prova disso é que normalmente os episódios de uma serie duram aproximadamente 20min e cada epi da Guerra dos tronos é 50min. Eu simplesmente amo sausah sou super suspeita pra flar. Sobre a edição de colecionador fiquei louca quando vi, é uma pena que lançaram a edição só com os 5 primeiros livros, ai quando sai os 2 últimos ficaram deslocados na estante :/
    beijos!

    livrokawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que contos sombrios... Haha
    Devem ser ótimos! E assustadores...
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser incrível. Ótima resenha, fiquei morrendo de vontade de ler!

    Bjs
    http://somaisesse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha que legal! Eu consigo imaginar um filme de terror bem feito, mas um LIVRO não... Ainda mais nessa faixa etária!!!

    Boa resenha!
    Clique aqui e visite o Lar da Escriturária
    Comentar é bonito e educado :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia :D
    Uau, que show esse livro; vou procurar ler *-*
    Amei a resenha, fiquei com muita vontade de ler (apesar de não curtir muito histórias de terror XD)
    Beijinhos ^^
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tô louco para ler esse livro. Tinha um pequeno conhecimento por ele, mas não profundamente (conheci agora) e só aumentou minha vontade. Tem gente que não gosta de livro de terror, mas esse não creio que seja tão terror assim, até por ser de 9 à 12 anos, como foi dito. Enfim, amei sua resenha =]

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Terminando o livro.
    Cada conto é capaz de nos fazer entrar nos quadros criados pelo marinheiro.
    É como se ele estivessemos junto com Ethan e Cathy, dentro da pousada, no meio da tempestade. Sensacional!

    ResponderExcluir

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL