quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Resenha - Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Eu ouvi muito falar sobre este livro, e com o filme se aproximando eu decidi me presentear com o Box de Jogos Vorazes. Foi só pegar no livro e correr as páginas para que eu percebesse por que de Jogos Vorazes ter sido tão bem comentado ao ponto de virar um filme!






Jamais tinha lido um livro com conteúdo distópico. Fiquei maravilhada, a autora conseguiu transformar América do Norte que foi exterminada, em uma nação chamada Panen.



Panen é formada por uma poderosa cidade central que é conhecida como “Capital” que é cercada por doze Distritos. Anteriormente eram trezes Distritos, mas uma guerra entre eles acabou com a extinção do Distrito 13 e a supordinação dos 12 Distritos restantes a Capital. Com isso, para evitar novas rebeliões à capital criou os Jogos Vorazes, uma competição que é um reality show ao vivo mostrado para toda Panen, onde em uma celebração chamada “Dia da Colheita” seleciona-se uma garota e um garoto na idade de doze a dezoito anos, para lutar até a morte em uma arena perigosa e controlada pela capital, onde somente um deles sobrevive. 

Katniss Everdeen  é a nossa grande heroína. Ela é uma garota de 16 anos que mora no Distrito 12 com a irmã e a mãe. Acostumada a cuidar da sua família desde morte de seu pai, é ela quem sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta junto com seu melhor amigo Gale.

Ela cuida da sua irmã Prim como se fosse a mãe dela, já que a mãe das garotas aparentemente não liga muito para as meninas. No dia da colheita, Prim Rose é escolhida para participar dos Jogos Vorazes, mas em um ato desesperado para proteger sua irmã, ela se oferece para ir em seu lugar.

O outro escolhido no sorteio do JV é o filho do padeiro, Peeta Mellark. Secretamente ele mantém uma paixão por Katniss desda infância. 

Após o final da colheita, ambos são dirigidos imediatamente para a capital.

Como dá para perceber, a história é ágil e bastante envolvente. Outros personagens da trama são de extrema importância no livro, e vou comentar a respeito dos três que em minha opinião vale a pena mencionar na resenha.

Temos Haymitch Abernathy, que será uma espécie de padrinho/mentor para Katniss e Peeta, já que ele foi o único vencedor dos JV do Distrito 12 no passado. Ele dará dicas aos jovens de como tentar sobreviver na arena, bem como irá correr atrás de patrocinadores - pessoas que pagam para o tributo receber ajuda de mantimentos e remédios quando precisar enquanto estiverem na arena. Ele tem uma certa preferência por Peeta, visto que Katniss constantemente está o desafiando.

Cinna, é estilista responsável pela apresentação visual da dupla do Distrito 12 de modo que eles possam atrair patrocinadores. A vestimenta que ele cria para Katniss e Peeta na apresentação dos JV é a mais atrativa e aplaudida, e isso deixa os outros tributos dos Distritos e seus mentores preocupados. Cinna e Katniss se tornam grandes amigos.

E a última a ser apresentada por mim é a pequena tributo do Distrito 11, Rue. Pela sua idade, Rue parece ser desprotegida e predisposta a morrer cedo na arena, mas a menina surpreendeu a todos nós incluindo Katniss que a seu modo irá proteger Rue dos outros tributos. É delas a cena mais emocionante do livro e a que mais chorei. Simples e de arrasar corações.

Infelizmente não posso prosseguir com a resenha, se não isso vai virar um verdadeiro #spoileresenha rsrsrsrsrs... mas o livro é de se aplaudir de pé. 

Nunca me senti tão envolvida com um livro! Graças a Deus estou com a continuação dele intitulado "Em Chamas" . Pode deixar que volto aqui para comentar depois.. mas antes, parada rápida para assistir o filme !!!

Espero que tenham gostado da resenha.. e que se sintam tão empolgados quanto eu para lê essa trilogia .

Bjokas e até breve!!!!


0 comentários:

Vamos comentar...

Regras Básicas

- Não ofender e nem falar palavrões;
- Sem links com conteúdo de baixo calão ou pornográfico;
- Comente algo significativo a respeito da Resenha e por último faça a divulgação de seu blog colocando o link dele.
- Não é necessário pedir que eu retribua a visita ao seu blog, eu já faço isso automaticamente com quem comenta e tem blog.

PS: Aceito críticas e sugestões, porém envie para o email sonhosliterarios@hotmail.com

BOM COMENTÁRIO!!!

Postagens Populares - SL